top of page

Problema

 

A música é uma forma de arte criada pelo Homem, onde as partituras, na escrita tradicional Europeia, funcionam como um meio para transmitir as intenções do compositor para um grupo de músicos, os quais irão interpretar e traduzir as suas intruções em som/música.

No entanto, essas partituras criadas no início da tradição Europeia de escrever música, tiveram grandes dificuldades em permanecer em boas condições até aos dias de hoje, devido a vários factores entre os quais desastres naturas e guerras.

Com a evolução tecnológica e com o surgimento de programas de edição de música como o finale, sibelius, entre outros, as partituras passaram a ser escritas em formato digital, o que torna o seu armazenamento muito mais fácil comparativamente às partituras anteriores a estas invenções, as quais eram manuscritas e só puderam ser armazenadas com o surgimento de fotocopiadoras e scanners, no entanto este armazenamento não permite o acesso a ferramentas automáticas de indexação, leitura, catalogação, análise ou interpretação.

Copiar todas as partituras existentes no mundo para um formato digital é uma tarefa muito difícil, morosa e que requer muita mão de obra. Portanto, nos últimos anos têm sido desenvolvidos vários sistemas de reconhecimento ótico de música (OMR) com o objectivo de resolver estes problemas. No entanto as partituras manuscritas continuam a ser um problema uma vez que cada compositor tem a sua forma de escrever, o que torna difícil criar um sistema que consiga ler todas as partituras.

 

Objetivos e Metodologia

Um sistema OMR é constituido por três etapas: (1) reconhecimento dos símbolos musicais, (2) reconstrução da notação musical, (3) construção da representação final.

Nesta dissertação propõe-se o melhoramento das etapas (2) e (3) neste tipo de sistemas, usando métodos de otimização para validação de regras sintáticas e semânticas em partituras musicais.

Apesar de vários sistemas terem sido desenvolvidos, nenhum deles conseguiu resolver os problemas existentes nas duas últimas etapas (símbolos detetados erradamente, mal classificados e não detetados), portanto, esta dissertação tenta resolver estes problemas usando uma consistência sintática onde regras musicais são aplicadas no processo de reconhecimento.

A utilização deste tipo de regras já foi implementado anteriormente, considerando que o número de símbolos num compasso e o tipo de compasso deveriam coincidir. Neste projeto, para além desta regra, tentaremos incluir mais duas: tamanho constante dos compassos nas partituras dos maestros e similaridade ritmica entre diferentes instrumentos.

Após a deteção dos símbolos, a recontrução musical será assegurada através de MusicXML, linguagem reconhecida pela maioria dos editores de música, atingindo assim um maior leque de pessoas.

 

bottom of page